/

Estou sofrendo desconto de um empréstimo que não fiz!

Compartilhe esse artigo

Quando um consumidor, ao analisar seu extrato bancário ou seu contracheque, percebe que está sofrendo um desconto de um empréstimo que não reconhece, acaba se assustando.

Mas fique tranquilo! Essa fraude tem sido cada vez mais comum do que você pensa.

Sabemos que essa situação causa muita indignação, e até mesmo, o sentimento de culpa na vítima.

Um dos primeiros passos que você precisa tomar é entrar em contato com sua instituição financeira, pessoal ou preferencialmente por telefone, através da Ouvidoria. E lembre-se de anotar o nome do funcionário(a), protocolo, data e hora que esteve ou ligou.

Nesse primeiro contato, solicite uma cópia do contrato de empréstimo e seus extratos bancários, desde a data da suposta contratação.

Mas, Catherinne, e se o banco negar?

Tenha em mente que é seu DIREITO ter uma cópia do contrato.

E mesmo que você tenha sido contratado por telefone, ainda assim, terá direito ao seu contrato.

E se continuarem negando a entrega do contrato, após notar essas negativas, registre sua reclamação no site: consumidor.gov.br e BACEN.

E em segundo lugar, vá à delegacia mais próxima e registre uma ocorrência.

Caso você seja aposentado ou pensionista do INSS, entre em contato pelo telefone 135 e registre a sua reclamação. Anote o nome do(a) funcionário(a), protocolo, data e hora que esteve ou ligou.

É bastante comum que clientes que foram vítimas de fraudes ou golpes tentem negociar administrativamente com a instituição financeira. E elas SEMPRE alegam que não podem fazer nada e que não é responsabilidade delas.

E isso não poderia deixar de ser verdade! É, sim, responsabilidade das instituições financeiras.

Chamamos de responsabilidade objetiva, e o que isso significa?

Que cabe à instituição financeira comprovar que foi você que fez o empréstimo, e que ela tomou todas as medidas possíveis em relação à segurança na concessão do empréstimo.

Agora que você já separou toda a documentação, o advogado especialista em fraude bancária poderá tomar providências extrajudiciais.

Porque ele saberá a forma correta de fazer essa negociação, sem que você tenha prejuízo, e poderá até mesmo requerer a suspensão da cobrança dos empréstimos e a restituição dos valores pagos indevidamente.

Podendo esse valor ser devolvido em dobro.

Tem alguma dúvida? Precisa de ajuda? Entre em contato com nossa equipe, nossos especialistas estão prontos para lutar pelos seus direitos!

Fale Conosco

clique aqui e fale conosco para ter as melhores e mais criativas soluções jurídicas.

VAMOS CONVERSAR

Artigos Recentes: